terça-feira, 18 de novembro de 2008

SALTO COM VARA-DESCRIÇÃO

O salto com vara é um esporte incrível para se assistir. A técnica do atleta que faz salto com vara (que chamaremos de saltador) pode ser bastante fluida e graciosa: é o resultado de uma técnica altamente estudada e planejada para otimizar a conversão de energia.


http://esporte.hsw.uol.com.br/salto-com-vara.htm

Objetivo: Transpor o sarrafo.Esse salto, assim como o triplo são considerados masculinos,devido a grande exigência do atleta de bastante técnica, força física e equilíbrio muscular apurados.Basicamente, consiste em ultrapassar um obstáculo (sarrafo) colocado a uma determinada altura, utilizando como impulso uma vara que é apoiada no solo e projeta o atleta para cima.
Regras:A pista deve medir no mínimo 45m, ao fim da qual se acha enterrada, ao nível do piso uma caixa de apoio com 1m de comprimento, 60cm de largura, no início e apenas 15 junto ao obstáculo. Essa caixa é feita de madeira ou metal, enquanto o obstáculo consta de dois suportes verticais e uma barra horizontal - ou sarrafo - de secção triangular, com 3mm de lado, mas com 3,86 a 4,52m de comprimento e 2,260kg de peso máximo. Como na prova de salto em altura após o obstáculo se coloca o port-à-pit, com 1m de altura e 5 de lado, para amortecer a queda do saltador.A vara utilizada para impulso é de material, comprimento e diâmetro à escolha do atleta, mas ele só poderá revesti-la com duas voltas de fita adesiva de espessura uniforme. Atualmente, os saltadores usam vara de fibra de vidro, por sua grande resistência e flexibilidade, com peso e comprimento que variam em razão das características físicas do próprio atleta.As regras observadas na salto em altura, no que toca ao número de tentativas, faltas permitidas e direito de recusar-se a transpor determinadas marcas, com o objetivo de guardar-se para outras maiores, são aplicáveis ao salto com vara.Nessa prova, o saltador deve correr pela pista de impulso, segurando a vara com as duas mãos em pontos escolhidos por ele mesmo, fincá-la na caixa de apoio, projetar-se para cima em impulso obtido com a flexão da vara e transpor o obstáculo sem derrubá-lo. É importante que ele largue a vara no momento exato, pois mesmo que salte o obstáculo, se a vara derrubar o sarrafo, conta-se isso como falta. O saltador também não pode, uma vez fincada a vara na caixa de apoio, mudar a posição de suas mãos na vara, três dessas faltas o eliminar.



http://www.cdof.com.br/atletism3.htm


O comprimento e flexibilidade da vara depende do peso e das preferências do saltador. Não é incomum um atleta levar até 10 variações para uma competição.
As varas que no inicio do século passado eram feitas de bambu, atualmente são feitas com compostos de fibras de carbono e fibra de vidro.
A pista oficial no salto com vara deve ter no mínimo 45 metros. São permitidas um máximo 3 tentativas para cada altura escolhida pelo atleta,
Contam como faltas a queda do sarrafo e a mudança da posição das mãos após a vara ser fincada na caixa de apoio.



http://esportes.br101.org/atletismo/salto-com-vara.html

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

ESPORTES DESCONHECIDOS

1-Esgrima
2-Ping pong
3-Salto com vara
4-Arremesso de peso
5-Softboll

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

MEU ESPORTE FAVORITO

Basquete

O basquete é meu esporte favorito, por que meus colegas me ensinaram a joga-lo e tambem por que é um dos esportes mais populares do mundo. Chegou ao Brasil em 1906, quando o professor Oscar Thompson o instituiu na Escola Normal de São Paulo.O basquete é um esporte acessível, melhora o rendimento físico, proporciona a perda de gordura, o ganho de massa muscular. Pode ser praticado ao ar livre, em praças, parques e escolas.